CIBERTERRORISMO: UMA ABORDAGEM ATUAL

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO


Atualmente, possuímos mais tecnologia e conhecimento na palma da nossa mão, que séculos inteiros anteriores. À distância de um simples click, podemos saber praticamente qualquer assunto ou qualquer atividade a decorrer nesse instante e partilhar as nossas ideias, os nossos momentos e tudo o que quisermos com o mundo nesse mesmo segundo.

No entanto...

As mesmas ferramentas que permitiram ao Ser Humano evoluir no conceito de Sociedade e Civilização, também são as mesmas que permitiram às Organizações Terroristas cumprirem as suas Agendas de forma criativa e pouco ortodoxa. No Ciberespaço não é diferente.

O prefixo 'Ciber' fundiu-se a uma miríade de palavras e no Terrorismo não ficou atrás. Mais ainda, permitiu uma mudança no modus operandii de muitas Organizações desta natureza, ficando a pairar no ar, como que algo presente mas ainda imaterial, quando é que ocorrerá o primeiro ataque Ciberterrorista. Ou será que já ocorreu e nós é que não sabemos?

A verdade é que muitos de nós, a maioria na verdade, não sabe o que se passa verdadeiramente no Ciberespaço, apesar de o usarmos diariamente e já inconscientemente. Sentimo-lo como um dado adquirido, onde as redes sociais possuem um factor quase obrigatório, mas ignoramos quantos ciberataques as nossas Instituições sofrem todos os dias. E quem os perpetuou e com que objetivos.

Mas será que o Ciberterrorismo existe mesmo? Como se estabeleceu? Que ferramentas usa? Como consegue chegar a nós? Aliás, já chegou nós? E acima de tudo: conseguimos combatê-lo?

Para responder a estas perguntas, esta formação pretende enquadrar os formandos no que é o Ciberespaço, quais são os Agentes que o usam, como o Terrorismo o abordou e se adaptou, que ferramentas, técnicas e procedimentos usa para alcançar os seus objetivos e como os Estados e mesmo nós, o cidadão comum, podemos combatê-lo.

Sendo a área do Ciberespaço um paradigma ainda novo e em construção, os conceitos serão muitos e é crítico conhecer e diferenciar cada um deles. Esta formação irá explicar aos formandos cada um, descontruindo-os, diferenciando-os e ao mesmo tempo contextualizando-os à visão do Ciberterrorismo. Quer ao nível de um Ciberataque quer ao nível da Ciberdefesa, serão abordadas as várias camadas de complexidade que cada fase comporta, com possíveis exemplos especulativos mas que já aconteceram ou poderão acontecer em determinados contextos.

Pretende-se assim, uma formação teórica com vários casos práticos, que, para além de sólidos conteúdos teóricos, enquadre os formandos em todos os contextos e especificidades psicológicas, técnicas e estratégicas que as Organizações Terroristas possam usar no uso do Ciberespaço para o Ciberterrorismo.

Assim a ISO-SEC promoveu a criação de um curso teórico que, de facto, permite uma completa preparação a todos os que se interessam pelo Ciberespaço, as oportunidades que este proporciona e os perigos que advêm do seu uso para fins maliciosos, nomeadamente, o Terrorismo, tornar os cidadãos em elementos mais ativos e presentes na


OBJECTIVOS

Dotar os formandos de conhecimentos teóricos e práticos, assim como práticas, métodos e metodologias que lhes permitam compreender o conceito de Ciberespaço, as suas potencialidades e perigos, assim como as capacidades, ferramentas e procedimentos que as Organizações Terroristas usam e poderão usar no cumprimento das suas Agendas.

Enquadrar os formandos nas questões de Cibersegurança, dotando-os de ferramentas e conhecimentos para usarem o Ciberespaço de uma forma mais segura e responsável.

DESTINATÁRIOS

Profissionais, Estudantes, Investigadores, Agentes de Segurança Pública e Privada, Membros das Forças de Segurança Interna e de Investigação assim como Membros das Forças Armadas, executivos e quadros médios e superiores que pretendam e/ou precisem de conhecer, profundamente, o fenómeno do Terrorismo Global em todas as suas vertentes, expressões e nuances. 

DURAÇÃO

15 horas

CONTEÚDOS

  • Enquadramento do Ciberespaço e do Ciberterrorismo;
  • Conceitos importantes;
  • Desconstrução do Ciberterrorismo;
  • Tipos de Ataque;
  • Fases de um Ataque;
  • Reações a um Ataque;
  • A Cibersegurança no Ciberterrorismo.


CERTIFICAÇÃO

Esta formação atribui o certificado de Cyberterrorism Prevention Techniques emitido pela ISO-SEC.


REGÊNCIA

David Morgado

ASSISTENTES AGREGADOS

Rui Alberto Silva

PREÇO DA FORMAÇÃO

100€ (para possíveis promoções consultar a PRÓXIMOS EVENTOS)


jQuery Tlačítko na začiatok by William from Wpromotions.eu jQuery Tlačítko na začiatok by William from Wpromotions.eu