INTERVENÇÃO PSICOLÓGICA EM EMERGÊNCIAS E DESASTRES - NÍVEL 1 

EMERGENCY PSYCHOLOGICAL INTERVENTION – BASIC

Operacionais de Socorro, Auxílio e Emergência, Pré-, Intra- e Extra-Hospitalar assim como Técnicos ou Gestores de Emergência e Técnicos de Intervenção Psicossocial têm neste curso ferramentas necessárias para apoiar no melhor cumprimento da missão quando as circunstâncias implicam acalmar quem está destabilizado por ter vivido ou assistido a um incidente crítico.

Ter mais conhecimentos sobre comunicação de suporte (com vítimas e vítimas incólumes) é uma das formas que serão abordadas para chegar melhor a quem necessita de ajuda.

Saber dar suporte ajustado às circunstâncias específicas é um desafio diário, nas diferentes facetas da vida: como profissional, individual ou na sociedade onde se encontra integrado.

Muitas são as vezes em que, o que se diz ou faz, apesar de ser em contexto desafiante, pode ser indutor de maior carga emocional devido ao desconhecimento, inaptidão para lidar com situações complexas e de natureza mais emotiva.

Este curso dirige-se a quem quer saber mais sobre uma eficaz e eficiente gestão de stress decorrente de situações com carga potencialmente traumática, de modo a que, o regresso à nova normalidade, seja feito com o menor dano possível e num curto espaço de tempo. 

OBJETIVOS DA FORMAÇÃO

No final da formação, os alunos deverão ter automatizados actos executados, durante ou após a ocorrência de um evento disruptivo de vida, para que (quando necessários) surjam intuitivamente e que sejam eficazes na ajuda a quem está em sofrimento.

Os objectivos são:

1. Consciencializar os formandos para o facto de que, qualquer relação de ajuda em situações críticas, tem a "carga" emocional.

2. Avaliar uma reacção aguda de ansiedade, para promover a adequada estabilização emocional.

3. Psicoeducar sobre sinais e sintomas de stress, de modo a que o formando transmita serenidade a quem necessita de suporte emocional, durante ou após um momento crítico.

4. Analisar a rede de suporte baseada nos recursos comunitários, dado que pode ser útil para quem passou por um evento crítico, de forma a saber referenciar o melhor possível.

5. Dever de autocuidado e noção de limites que cada um tem de ter presente antes, durante e após a prestação de resposta de emergência.

6. Reconhecer, na equipa necessidade ou no próprio, sinais ou sintomas, que impliquem realizar debriefing, sob orientação de um técnico de saúde mental.

PÚBLICO ALVO

Operacionais de Socorro, Auxílio e Emergência, Pré-, Intra- e Extra-Hospitalar assim como Técnicos ou Gestores de Emergência e Técnicos de Intervenção Psicossocial que pretendem ter mais conhecimento teórico e prático sobre comunicação de suporte (com vítimas e vítimas incólumes); assim como, pretendem saber mais sobre uma eficaz e eficiente gestão de stress decorrente de eventos críticos e como podem contribuir para a estabilização da situação.

CONTEÚDOS DA FORMAÇÃO

1. Stress: definição, conceitos enquadradores e modelo compreensivo

2. Estratégias de gestão de stress: relaxamento respiratório, relaxamento muscular, grounding, estabilização emocional, distração cognitiva

3. Autocuidado e cuidado da equipa: estratégias e sensibilização para o debriefing

4. Primeiros Socorros Psicológicos: protocolo da Organização Mundial de Saúde (OMS): Look-Listen-Link

DURAÇÃO DA FORMAÇÃO

9 horas (3 sessões síncronas das 21:00 às 00:00).

CERTIFICAÇÃO

Esta formação atribui o certificado de EMERGENCY PSYCHOLOGICAL INTERVENTION - BASIC, emitido pela ISO-SEC.


REGÊNCIA

Susana Gouveia

ASSISTENTES AGREGADOS

NA

PREÇO

PREÇO DA FORMAÇÃO: 60€ (Para possíveis promoções e descontos vá a PRÓXIMOS EVENTOS)

INCLUI

  • Certificado ISO-SEC;
  • Manual de formação (digital);
  • Acesso vitalício à Plataforma ISO-SEC onde pode encontrar uma vasta literatura de Apoio.