Gestão de Emergência e Catástrofe

PORQUE TANTOS DEPENDEM DE TÃO POUCOS

Fomos pioneiros, em 2016, na formação graduada e pós-graduada em Gestão de Emergência, de Catástrofe e Crise Humanitária em Portugal.

Ao longo destes anos, formamos centenas alunos nesta área fundamental para a segurança das populações e do país.

Seguimos os conteúdos definidos e certificados pela FEMA (Federal Emergency Management Agency) dos Estados Unidos da América e do UNDSS (United Nations Department of Safery and Security) das Nações Unidas.


A excelência dos nossos conteúdos, a experiência e competência dos nossos Docentes conduzem os alunos a terem uma perspectiva efetiva e realista do que melhor se faz, em termos mundiais, em relação a esta área.


CURSOS DE REFERÊNCIA


POST-MASTER EM GESTÃO DE CATÁSTROFES E CRISES HUMANITÁRIAS


Abertas inscrições para a edição de 2023 

Saiba mais AQUI

A gestão de uma catástrofe e consequente crise humanitária não pode ser vista da perspetiva da "normal" Gestão de Emergências. Os seus efeitos e as suas consequências além de se fazerem sentir num grande número de pessoas, estendem-se no tempo, por meses e por vezes por anos.

Assim, a gestão de um fenómeno deste género tem, a obrigatoriedade, de ser algo altamente estruturado, planificado e organizado, desde o momento da primeira intervenção, ao acompanhamento continuado dos afetados, até que estes, em última instância, recuperem a sua normalidade.

É todo este processo (os seus métodos, as suas metodologias e os seus desafios) que se irá ensinar aos Estudantes durante este Post Master absolutamente único e inovador, no que diz respeito ao panorama português e, mesmo, europeu.


V I A

VOLUNTEERS IN ACTION

CURSO PRÁTICO PARA VOLUNTÁRIOS DE AÇÃO HUMANITÁRIA

Os voluntários e o seu trabalho são um dos pilares fundamentais de toda a ajuda humanitária. Milhares de pessoas, todos os anos, dedicam o seu tempo, o seu esforço a ajudar os que mais precisam, os mais vulneráveis.

Seja nas cidades do ocidente, nas zonas agrícolas da América Latina, seja nas florestas da Ásia ou nos imensos campos de refugiados de África ou Médio Oriente, os Voluntários são aqueles que, tantas e tantas vezes, garantem a assistências às populações carenciadas, às populações expostas a todo o tipo de eventos naturais, conflitos armados, revoluções, epidemias e pandemias, questões étnicas, raciais, de refúgio e de imigração...

Milhões de pessoas, todos os dias, recebem cuidados, assistência e um pouco de dignidade e de humanidade de milhares de outras pessoas, que tendo, no seu contexto, conforto, estabilidade e bem-estar, de tudo abdicam para dar ao outro tudo o que têm.

Os voluntários são e serão sempre um orgulho para todos nós e a sua boa-vontade um exemplo!

Mas, esta dedicação, esta dádiva que por todos deve ser louvada não acarreta, por si só, eficiência, eficácia e cuidado.

De facto, e independentemente de quem os auxilia e os socorre, as vítimas devem receber os melhores e mais adequados cuidados, segundo os mais altos padrões, seguindo os protocolos internacionalmente aceites e definidos, devem ser intervencionados, tanto física como mental e socialmente, através da aplicação dos melhores métodos, ferramentas, técnicas e boas práticas.

E, por muito boa vontade e altruísmo que haja por parte dos voluntários, estes não são suficientes para os dotar de todos os conhecimentos teóricos e práticos para uma eficiente intervenção.

Assim elaborámos uma formação prática e concisa que permite que todos aqueles que querem participar como voluntários em ações humanitárias tenham conhecimentos e dominem métodos, práticas e ferramentas que lhes permitam uma ação focada e eficiente junto das vítimas, assim como a manutenção da sua segurança e bem-estar ao longo da missão.

Uma formação que não substitui a boa vontade e o ímpeto de ajudar, mas que os complementa, dotando de eficiência a vontade, conferindo excelência ao altruísmo, tornando profissional o voluntariado.

Porque só assim, com eficiência, rigor e profissionalismo, se pode, de facto, intervir, de facto ajudar, de facto fazer a diferença!

Adicionalmente, de acordo com a Lei Base do Voluntariado (Lei n. 71/98 de 3 de Novembro), suportada pelo Decreto-Lei n. 389/99 de 30 de Setembro que regulamenta a actividade de voluntariado e, seguindo o Referencial de Formação Inicial do CASES, esta formação totalmente inovadora no contexto nacional, cumpre os requisitos obrigatórios de formação de voluntários, sendo uma formação que vai, efectivamente, preparar os voluntários para a sua função tanto a nível nacional como internacional.

 


HIGH DEGREE EM COORDENAÇÃO TÁTICA DE INCIDENTES E GESTÃO DE EMERGÊNCIA

O HIGH DEGREE DE COORDENAÇÃO TÁTICA DE INCIDENTES E GESTÃO DE EMERGÊNCIA, seguindo, escrupulosamente, o definido pelo National Incident Management System Training Program, dá aos alunos conhecimentos sólidos sobre todo o contexto da Gestão de Emergência assim como de todas as suas fases, preparando-os, efetivamente, para implementar, seja no nível estratégico, tático ou operacional, um programa efetivo de Gestão de Emergência, segundo o conceito CEM.

Esta formação avançada, está focada, totalmente, na realidade, na implementação, em dotar o aluno de todas as ferramentas, métodos, metodologias e boas práticas que são necessárias para, em concreto, pôr a funcionar, com eficácia, um esquema de Gestão de Emergência, com todas as suas fases, numa comunidade, independentemente da sua localização ou dimensão.

Com mais de 5 anos de experiência e mais de 200 Gestores de Emergência formados, a ISO-SEC garante uma formação acessível, dinâmica e orientada que, para além de uma certificação internacional mundialmente reconhecida dota os alunos de um conjunto de conhecimentos, saberes e competências que, por certo, serão um elemento de distinção positiva e diferenciação pela excelência nas suas carreiras profissionais.

Os alunos, de igual forma, garantem o acesso a uma comunidade alargada de Gestores de Emergência formados pelo padrão CEM que possibilita a permanente troca de experiências, conhecimentos e contactos que, em muito, podem potenciar o sucesso e a carreira de cada um.

Assim o HIGH DEGREE DE COORDENAÇÃO TÁTICA DE INCIDENTES E GESTÃO DE EMERGÊNCIA é muito mais que somente uma formação ou um curso.

É uma oportunidade de aceder a outro nível no contexto da Gestão de Emergência, não só pela obtenção de competências mas também pela conquista de um estatuto dignificador e diferenciador que será fundamental na conquista do sucesso e da excelência.

SEGUNDO RENOVADA NORMA FEMA DE 2021



HIGH DEGREE EM COMANDO E LIDERANÇA EM EMERGÊNCIAS

Este High Degree tem um objetivo único e declarado: formar quadros de Comando de alta eficiência.

Mas alta eficiência a todos os níveis.

Desde a formação das equipas, ao seu treino e preparação orientados para os resultados, planificação das operações em termos de rentabilidade de cada elemento assim como a coordenação e liderança em ação e operacionalidade.

Porque as equipas excepcionais não "nascem" de um dia para outro - são o fruto de um trabalho longo, pensado, planeado e calculado.

E quem faz isso é quem Comanda as Equipas, quem as Lidera!

Não há grandes equipas sem grandes Líderes.

Assim, seguindo as rigorosas indicações da FEMA e baseados nos seus exigentes conteúdos, criámos um High Degree que dota os atuais e futuros quadros de Comando de ferramentas efetivas, úteis, práticas, que podem ser aplicadas diretamente no dia-a-dia e que ajudam, em muito, a formar equipas unidas, coesas, com grandes desempenho e de elevado rendimento.



BOOT CAMP INTERNACIONAL PARA GESTORES DE EMERGÊNCIAS E CATÁSTROFES

A Gestão de Emergências, assim como a Gestão de Catástrofes e Crises Humanitárias são áreas complexas que, para além de exigir um vasto conjunto de competências e conhecimentos, exige uma prática continuada de modo a agilizar processos, métodos e metodologias tanto de intervenção, reação e resposta como das restantes fases do Círculo da Gestão de Emergência.


Ciente desta necessidade, a ISO-SEC organiza e promove o Terceiro Boot Camp para Gestores de Emergência.

Durante 3 intensos dias, os participantes terão a oportunidade de praticar as diferentes fases do Círculo da Gestão de Emergência, através de simulação e de TableTop eXercises (TTX) adaptados dos recomendados pela prestigiada FEMA (Federal Emergency Management Agency dos Estados Unidos da América).

Estes exercícios foram concebidos e estruturados pela FEMA como ferramentas de treino intensivo dos seus Gestores de Emergência e Quadros e Executivos de topo e têm como objetivo a sua preparação para reagirem e responderem às mais exigentes e devastadoras Emergências e Catástrofes a nível mundial. No Boot Camp os participantes serão convidados a gerir Emergências e Catástrofes das mais variadas dimensões e tipologias, nas mais diversas circunstâncias, sendo postos perante desafios e dilemas que, em muito contribuirão para a obtenção de conhecimento, prática e dinâmicas de trabalho que, por certo, em situação real, farão uma enorme diferença. Este Boot Camp será orientado por especialistas na área da Gestão de Emergência e de Catástrofes, que transmitirão aos participantes conhecimentos, casos práticos e experiências a nível mundial que complementarão os conhecimentos já adquiridos e darão uma visão alargada e fundamentada de como, no terreno, gerir, eficazmente, uma Emergência, uma Catástrofe ou uma Crise Humanitária. Também será uma excelente oportunidade para os participantes travarem conhecimento com Gestores de Emergência de todo o país e do estrangeiro, exponenciando a sua redes de contactos, conhecimentos e formar redes de parcerias que podem ser muito úteis no futuro.


OUTROS CURSOS NA ÁREA DA GESTÃO DE EMERGÊNCIAS E CATÁSTROFES


jQuery Tlačítko na začiatok by William from Wpromotions.eu jQuery Tlačítko na začiatok by William from Wpromotions.eu