IARS -International Academic Recognition System
INTERNACIONALIZE AS SUAS COMPETÊNCIAS E CERTIFICAÇÕES

O QUE É?
O International Academic Recognition System (IARS) é um sistema de reconhecimento e de validação de competências e certificações internacionais, promovido pela International Academic Recognition Organization (IARO) pertencente ao Imperial Academy Of Advanced Science e que pretende reconhecer, validar e certificar competências, capacidades e conhecimentos, adquiridas em sistemas formais (formações, cursos, workshops, etc.), assim como não formais (passa-tempos, participação em associações e coletividades, trabalho voluntário) e, depois de um processo de análise e validação, emitir certificados internacionalmente reconhecidos que possibilitem, aos seus detentores, fazer prova dessas competências e, assim, aumentar as suas hipóteses de empregabilidade, promoção na carreira e valorização profissional.
COMO SE ORGANIZA?
O IARS recorre ao sistema de catalogação de competências mais reconhecido e aceite no mundo, a rede ENIC-NARIC (www.enic-naric.net ), integrada por mais de 55 países, baseia-se na Convenção de Lisboa de Reconhecimento de Competências e é tutelada tanto pela UNESCO das Nações Unidas como pela Comissão Europeia e também pela BTEC (Business and Technology Education Council) Britânico nos casos de formação qualificante.
Estes organismos, reconhecido em todo o mundo, disponibilizam um conjunto de categorias profissionais e funcionais, assim como as competências e formações necessárias para aceder a essas mesmas categorias profissionais (identificadas por um código).
O IARS faz, então, a comparação entre as evidências de competências, formações e cursos obtidos pelo candidato e a listagem de requisitos do ENIC-NARIC.
Se o candidato tiver a totalidade dos requisitos, é emitido o certificado correspondente segundo a área ENIC-NARIC em que o candidato se enquadrou.




COMO FUNCIONA?
A ISO-SEC ao tornar-se parceira do IARO e integrar o IARS, fez um estudo prévio em que definiu, previamente, algumas certificações, dentro das nossas áreas de especialidade e de formação, em que os nossos alunos e formandos podem ter acesso à certificação direta, seja fazendo prova de formações e titulações nacionais, como de cursos e formações obtidas na ISO-SEC.
Desta forma, bastará remeter, para os nossos serviços, comprovativo validado do que é requerido em cada uma das certificações para se obter a titulação.
Nos casos de a certificação ser efetuada por reconhecimento de competências não formais, o candidato terá que remeter o seu Curriculum o mais detalhado possível que, depois de ser analisado por um consultor, iniciará um processo de reconhecimento de competências através do pedido de provas e evidências dessas mesmas competências.


QUAIS OS NÍVEIS DO IARS?
O IARS estrutura o reconhecimento de competências em 4 níveis conforme o grau de especialização do candidato.
Os níveis são:
- Licensed (Profissional Certificado) – Level 1
- Specialist (Especialista) - Level 2
- Coordinator (Coordenador) - Level 3
- Supervisor (Supervisor) - Level 4
Conforme o nível de especialização do candidato, receberá um certificado da IARO conferindo um determinado nível em determinada área.
QUAL A FUNÇÃO DA ISO-SEC NO PROCESSO DE CERTIFICAÇÃO
A ISO-SEC atua como mediador entre os candidatos e a IARO, sendo a única entidade em língua portuguesa a poder fazê-lo.
A ISO-SEC, procedeu a um longo processo de comparação entre certificações emitidas em Portugal e o sistema ENIC-NARIC e, dentro das suas áreas de especialidade e de atuação, definiu um conjunto de procedimentos simples, diretos e acessíveis que permitirão, a quem o pretender, reconhecer internacionalmente, as competências obtidas em Portugal.
E tudo isto de um modo direto, simples e claro.
Numa próxima fase a ISO-SEC procederá ao mesmo processo em relação a Angola, Brasil, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Moçambique e Guiné-Bissau.
Entretanto os cidadãos destes países podem recorrer ao IARS mas somente por análise curricular.
QUAL A VANTAGEM?

A primeira ventagem é ver reconhecidas competências que, de outro modo, nunca o poderiam ser, ou, pelo menos, de um modo formal, com a emissão de um certificado.
A segunda grande vantagem é o certificado IARS ser um fator que marca a diferença declarando que aquele profissional se encontra ao mesmo nível e segue os mesmos padrões que os seus colegas em termos internacionais.
A terceira vantagem é ver competências e certificações só válidas em Portugal e nos Países de Língua Oficial Portuguesa serem reconhecidas noutros países. Neste aspeto, no entanto, o IARS está sempre dependente do estipulado em cada uma das Leis Nacionais de reconhecimento de competências assim como tanto do conhecimento como da boa vontade das organizações e instituições em relação ao sistema.
VALIDADE
A certificação tem a validade de 3 anos, findo os quais tem de se fazer prova que se continua a manter as condições e requisitos para permanecer no sistema.