INVESTIGADOR PRIVADO
CONTEXTUALIZAÇÃO JURÍDICO-LEGAL E A INEXISTÊNCIA LEGISLATIVA
A profissão de Investigador Privado ou Particular é uma profissão que se tem desenvolvido nos últimos anos, numa perspetiva de exercício de atividade liberal inserida no enquadramento económico desde 1990, mas sem regulamentação jurídica.
Neste Webinário dedicado à Investigação Particular, será abordada a necessidade de regulamentação jurídica da atividade do Investigador Particular, numa contextualização jurídico-legal das limitações decorrentes dos princípios constitucionais bem como dos riscos advenientes a quem recorre a estes serviços.
Este Webinário, explora as questões suscitadas pela ausência de regulamentação, dos suscetíveis prejuízos não só para as pessoas e entidades que recorrem a estes serviços, bem como para os próprios profissionais, com a referência à legislação atualmente a considerar no desempenho da sua atividade, apesar de a atividade de investigação privada em Portugal não ser ilegal.
No entanto, é uma profissão reconhecida pela Autoridade Tributária, através do código CAE 80300 e prevista na Classificação Portuguesa das Profissões.
OBJETIVOS DA FORMAÇÃO
Dotar os participantes de uma contextualização da atividade profissional de detetive particular, omissa na regulamentação jurídica portuguesa, que lhes permita abordar o exercício da atividade de investigador particular em consonância legal, respeitando os direitos constitucionalmente consagrados no que se cinge à vida do investigado; dotar os participantes dos termos jurídicos de que o investigador particular deve conhecer e as limitações decorrentes da sua atividade num dever de não violação dos normativos jurídico-legais.
PÚBLICO ALVO
Todos o que pretendem desempenhar funções de
Investigador Privado ou Consultor Forense.
CONTEÚDOS DA FORMAÇÃO
- A atividade do Investigador Particular: Amparo (desamparo) Legal;
- Observância dos Princípios Constitucionais;
- Termos Jurídicos aplicáveis à atividade de Investigador Particular;
- Os limites e o poder de investigação de um Investigador Particular no Direito ao exercício da profissão e o Dever de não violar a intimidade e privacidade do investigado ;
- O Regulamento Geral da Proteção de Dados e a atividade de Investigador Particular;
- Aplicação da Lei nº 144/2015 de 8 de setembro de 2015 (Mecanismos de Resolução Extrajudicial de Litígios de Consumo) em caso de litígio entre o Investigador Particular e o Adquirente do Serviço
DURAÇÃO DA FORMAÇÃO
CERTIFICAÇÃO
A DOCENTE
Carina Soares

Advogada.
Pós-Graduada em Direito Fiscal pelo IDEFF - Instituto de Direito Económico Financeiro e Fiscal (Faculdade de Direito de Lisboa) e com várias formações nas áreas do Direito Penal, Civil e Fiscal.
Oradora no Webinário "Prazos de Prisão Preventiva: Entre os direitos do arguido e a antecipação do jus puniendi do Estado" organizado pela União Internacional dos Juízes de Língua Portuguesa.
Ministrou e lecionou o módulo Direito Ambiental no Curso de "Gestão dos Assuntos Marítimos", organizado pela ENAPP - Escola Nacional de Administração e Políticas Públicas (Luanda, Angola).
PREÇO
GRATUITO