LARA MARTINS

Capitão-Tenente da Marinha Portuguesa

É natural de Águeda, tem 37 anos e é Oficial da Marinha Portuguesa.

Em Outubro de 2001, entrou para a Escola Naval, onde se licenciou em Ciências Militares ramo Administração Naval e realizou o tirocínio de embarque a bordo da fragata Corte- Real e do navio-escola Sagres, onde cumpriu cerca de 2500 horas de navegação.

Em Outubro de 2006, foi promovida a Guarda-Marinha e, até Dezembro de 2010, desempenhou funções de Chefe de Serviço de Abastecimento a bordo de duas unidades navais, a corveta João Roby e a fragata Corte-Real. Neste período, navegou mais de 6000 horas e participou em múltiplas missões nacionais e internacionais no mar, com destaque para a luta contra a pirataria na Somália em 2009 no âmbito da NATO e a ajuda humanitária ao aluvião na Madeira em 2010.

Em Janeiro de 2011, assumiu o cargo de Chefe do Serviço de Gestão Financeira no Hospital da Marinha e, em Janeiro de 2013, integrou o processo de fusão dos hospitais militares. Cumulativamente assumiu, por seis meses, a chefia do Serviço Administrativo e Financeiro da Direção de Serviço de Saúde da Marinha e, até Outubro de 2017, desempenhou funções na área financeira e na gestão hospitalar do Hospital das Forças Armadas.

Nos anos lectivos de 2015 a 2017, frequentou o Curso de Especialização em Administração Hospitalar na Escola Nacional de Saúde Pública, ainda em conclusão.

No ano lectivo 2017/2018 frequentou o Curso de Promoção a Oficial Superior no Instituto Universitário Militar e foi promovida a Capitão-tenente em Janeiro de 2019.

Desde Julho de 2018, exerce funções de Vice-Presidente na Cruz Vermelha Portuguesa, no âmbito das quais chefiou, de Março a Agosto de 2019, na Beira, a missão humanitária de campanha da Operação "Embondeiro por Moçambique" e, actualmente, tutela as estruturas locais da Cruz Vermelha Portuguesa.