INTERVENÇÃO PSICOLÓGICA EM EMERGÊNCIAS E DESASTRES - NÍVEL 2
EMERGENCY PSYCHOLOGICAL INTERVENTION – ADVANCED
Intervenção psicológica de emergência - nível 2 reforça as ferramentas adquiridas para melhor perceber o que é uma crise psicológica e quais as estratégias que podem ser utilizadas para minimizar o impacto e os danos.
Treinar a comunicação de ajuda eficaz e eficiente, é uma importante ferramenta para dar melhor resposta a quem viveu um evento crítico.
Identificar as efectivas necessidades das vítimas incólumes, proporcionar suporte na orientação para a definição e escolha de soluções pragmáticas em momentos críticos - acabam por ser algo que pode ser facilitador para uma recuperação mais rápida e eficaz.
Capacitar para a escuta activa, para a aceitação incondicional pelos sentimentos que o outro descreve e gerir stress (no próprio e nos outros) - são detalhes que marcam diferença em quem está bem treinado para o desempenho da missão.
A referenciação, se for feita no momento exacto, para a resposta necessária (biopsicossocial), acaba por ser mais útil na recuperação e no robustecimento da resiliência pessoal e comunitária.
OBJETIVOS DA FORMAÇÃO
No final da formação, os alunos deverão saber identificar uma crise psicológica, suas reacções físicas, emocionais, cognitivas e comportamentais, para que, mediante os princípios orientadores promovidos pelas Nações Unidas, possa ser mitigada e restaurada a função adaptativa das vítimas incólumes.
Os objectivos são:
1. Conhecer o breve historial da intervenção psicológica em crise e quais os seus conceitos estruturantes.
2. Identificar os objectivos da intervenção psicológica em crise, de acordo com a abordagem individual e comunitária.
3. Definir os princípios da intervenção psicológica em crise, de acordo com as orientações das Nações Unidas e organizações que, com esta entidade, se alinham.
4. Desenvolver na prática, após enunciação teórica, o modelo da resiliência: resiliência pessoal e comunitária.
PÚBLICO ALVO
Operacionais de Socorro, Auxílio e Emergência, Pré-, Intra- e Extra-Hospitalar assim como Técnicos ou Gestores de Emergência e Técnicos de Intervenção Psicossocial que pretendem ter mais conhecimento teórico e prático sobre comunicação de suporte (com vítimas e vítimas incólumes); assim como, pretendem saber mais sobre uma eficaz e eficiente gestão de stress decorrente de eventos críticos e como podem contribuir para a estabilização da situação.
CONTEÚDOS DA FORMAÇÃO
1. Crise e intervenção em crise
2. Objectivos da intervenção em crise
3. Princípios da intervenção em crise
4. Modelo de resiliência
DURAÇÃO DA FORMAÇÃO
9 horas (3 sessões síncronas das 21:00 às 00:00).
CERTIFICAÇÃO
REGÊNCIA
Susana Gouveia
ASSISTENTES AGREGADOS
NA
PREÇO
PREÇO DA FORMAÇÃO: 60€ (Para possíveis promoções e descontos vá a PRÓXIMOS EVENTOS)
INCLUI
- Certificado ISO-SEC;
- Manual de formação (digital);
- Acesso vitalício à Plataforma ISO-SEC onde pode encontrar uma vasta literatura de Apoio.