
DETEÇÃO DE DESINFORMAÇÃO
E FAKE NEWS
FAKE NEWS, DESINFORMAÇÃO E REDES SOCIAIS
Possuímos mais informação na palma da nossa mão do que quando o Homem foi à Lua.
À distância de um simples click, podemos saber praticamente qualquer assunto ou qualquer atividade a decorrer no momento. E dizemos a nós mesmos que a sabemos usar, convictos de que o que supostamente sabemos é 'verdade'. Nós estamos certos os outros é que estão errados. Mas será mesmo assim?
Nunca antes estivemos perante tanta mentira e tanta desinformação. Mais do que a componente intelectual, é a componente psicológica que mais é atacada. E se escândalos como a da Cambridge Analytica nos assustam, devemos pensar qual e como será o próximo ataque à nossa Democracia, sobretudo em época de eleições.Mais do que o choque de conceitos e ideias, o choque de convicções através de falsas argumentações enche-nos de dúvidas. E de medo. Por todo o mundo, em maior ou menor escala, as Fake News tomaram conta das nossas vidas. E as redes sociais só massificaram a sua disseminação. A dúvida assola-nos e nem as fontes de notícias antes consideradas oficiais e confiáveis, estão livres deste flagelo. As nossas contas sociais estão "minadas" de click baits dirijidos às nossas convicções e que cujos cabeçalhos muitas vezes, não têm nada a ver com o corpo da notícia.
Mas de onde veio esta corrente? Como se estabeleceu e qual o seu objetivo? E mais importante ainda: conseguimos combatê-la? Para responder a estas perguntas, esta formação pretende enquadrar os formandos na realidade da manipulação da informação, a sua história, objetivos e contexto lógico mas sobretudo psicológico. Por fim, dotar os formandos de capacidade para identificar possíveis focos de desinformação, como verificar a sua veracidade e como combater este mal cada vez mais presente na nossa sociedade. Para isso, irá se realizar uma desconstrução dos processos de desinformação e manipulação da informação, que apesar de à primeira vista parecerem simples, possuem na verdade, várias camadas de complexidade.
Pretende-se assim, uma verdadeira abordagem à Guerra da Informação (Information Warfare) e às Operações Psicológicas (PsyOps), através de uma formação teórica com vários casos práticos, que, para além de sólidos conteúdos teóricos, enquadre os formandos em todos os contextos e especificidades na gestão e manipulação, tanto da informação, como de pessoas.
Assim a ISO-SEC promoveu a criação de um curso teórico que, de facto, permita uma completa preparação a todos os que se interessam pelo poder da informação nas pessoas enquanto indivíduos, mas também em sociedade, de forma a torná-los cidadãos mais ativos e presentes na nossa Democracia.
Todos aqueles que, no âmbito da sua atividade e dinâmica do dia-a-dia, lidam com informação, seja de natureza académica ou apenas de carácter social, sendo uma mais-valia para qualquer cidadão interessado no meio que o rodeia.
OBJECTIVOS
Dotar os formandos de conhecimentos teóricos e práticos, assim como práticas, métodos e metodologias que lhes permitam analisar informação, a sua origem e propósito, prestando um auxílio eficaz e assertivo à nossa sociedade democrática no contexto da gestão e manipulação de informação e de pessoas.
DURAÇÃO
6 horas
CONTEÚDOS
- Unidade 1: Enquadramento da Manipulação da Informação;
- Unidade 2: Definições relevantes;
- Unidade 3: Desconstrução da Desinformação;
- Unidade 4: Combater a Desinformação;
CERTIFICAÇÃO
REGÊNCIA
Rui Alberto Silva
INSTRUTOR CONVIDADO
David Morgado
ASSISTENTES AGREGADOS
Miguel Ribeiro
PREÇO DA FORMAÇÃO
40€ (Para possíveis descontos por favor visite a página PRÓXIMOS EVENTOS)