PREVENÇÃO E PRIMEIRA ABORDAGEM EM LESÕES MUSCULOESQUELÉTICAS PARA OPERACIONAIS DE EMERGÊNCIA

PORQUE TEMOS QUE SABER TRATAR DOS NOSSOS

Atuar em emergências, desastres ou catástrofes, requer dos operacionais envolvidos, uma preparação e prontidão constante. Todo o bombeiro, militar, elemento das forças de segurança ou operacional de emergência pré-hospitalar sabe, o quão difícil é viver na incerteza do próximo desafio - a única certeza é a de um futuro cada vez mais incerto.

Qual o operacional que nunca experienciou uma contratura, uma cãibra ou outro tipo de lesão por mais simples que seja? E que, por mais simples que fosse, pôs em causa a total entrega do operacional no terreno? Poderá este colocar em risco o objetivo final das operações e a segurança das suas vítimas? Afetará esta lesão, a saúde e bem-estar do operacional num futuro distante?

Tendo em consideração o meio exigente, árduo e complexo onde todos estes operacionais progridem, o risco elevado de sofrer lesões musculoesqueléticas e reconhecendo que cada elemento pode ser imprescindível no sucesso das missões, nesta formação irão partilhar-se conhecimentos e ferramentas para prevenir e realizar uma primeira abordagem perante fatores de risco que potenciem a ocorrência de lesões, assim como atuar de imediato na presença de uma lesão musculoesquelética.

Aumentar o conhecimento, a prevenção e a reabilitação precoce em lesões musculoesqueléticas é aumentar a qualidade dos serviços prestados na resposta em emergência.

E como disse Antoine de Saint-Exupéry, "Cada sentinela é responsável por todo o império" - cada operacional tem um papel essencial para o sucesso das operações como um todo.

OBJETIVOS DA FORMAÇÃO

Dotar os formandos de conhecimentos e ferramentas para prevenção e primeira abordagem na presença de lesões musculoesqueléticas, a fim de reduzir a sua taxa de incidência e impactos nefastos nos operacionais afetados. Ao diminuir a taxa de incidência e os impactos nefastos nos operacionais afetados, iremos aumentar a prontidão e disponibilidade dos mesmos. 

PÚBLICO ALVO

Esta formação terá como público alvo os First Responders, nomeadamente elementos das forças de segurança, militares, bombeiros e operacionais de emergência pré-hospitalar.

CONTEÚDOS DA FORMAÇÃO

  • Introdução
  • Conceitos Gerais
  • Sinais e sintomas de LME
  • Fatores de risco, prevenção e primeira abordagem
  • Atuação perante LME
  • Conclusão

DURAÇÃO DA FORMAÇÃO

9 horas (3 sessões síncronas das 21:00 às 00:00).

CERTIFICAÇÃO

Esta formação atribui o certificado de  emitido pela ISO-SEC.

REGÊNCIA

Dylan Gonçalves

ASSISTENTES AGREGADOS

N/A

INCLUI

  • Certificado ISO-SEC;
  • Manual de formação (digital);
  • Acesso à Plataforma ISO-SEC onde pode encontrar uma vasta literatura de Apoio.