
REGULAMENTAÇÕES
INTERNACIONAIS APLICADAS A CATÁSTROFES E CRISES
HUMANITÁRIAS
CURSO
Milhões de vidas foram salvas, governos foram compelidos a prestar auxílio, ONGs exigiram o acesso a zonas de conflito para prestar socorro e muitos foram julgados e punidos como resultado desses textos.
Nos dias de hoje, em que a dignidade da Pessoa Humana, assume capital importância em todas as sociedades e nações (pelo menos aparentemente) as normas do IHL imperam sobre todas as ações em Catástrofes e Crises Humanitárias.
E, neste contexto, os CMNs deverão ser os primeiros a cumprir e a fazer cumprir o IHL assim como a ter a obrigação de denúncia quando não cumprido.
Assim todo o CMN tem de ser um profundo conhecedor dos principais textos legislativos que regulamentam o IHL.
Mas também importa que todos os CMNs conheçam e, sem reservas, se submetam, a um rigoroso código de conduta que garanta que, em todas as circunstâncias, sejam um fator de auxílio e não de vitimização, que sejam a esperança e não a opressão e que representem o melhor e não o pior do Ser Humano.
Todos as pessoas que se interessam, nos mais diversos níveis, pelo processo de Gestão de Catástrofes e Crises Humanitárias.
OBJECTIVOS
Dotar os formandos de conhecimentos e conceitos sobre os principais diplomas, normas e convenções do Direito Humanitário Internacional e como eles de aplicam na atividade do Gestor de Catástrofes e Crises Humanitárias.
DURAÇÃO
9 horas
CONTEÚDOS
- INTRODUÇÃO
- IHL APLICADO A EVACUAÇÕES E DESLOCAÇÕES
- PRINCÍPIOS ÉTICOS, DEONTOLÓGICOS E DE CONDUTA
- PRINCIPAIS CÓDIGOS LEGAIS DO IHL
- DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS DO HOMEM - UDHR
- CONVENÇÃO DE GENÉBRA - GC
- JURISDIÇÃO E AUTORIDADE DO IHL
- CONCLUSÕES
CERTIFICAÇÃO
REGÊNCIA
Rui Alberto Silva
ASSISTENTES AGREGADOS
Cárina Soares
Vitor Santos
PREÇO DA FORMAÇÃO
60€