INTERVENÇÃO PSICOLÓGICA
PORQUE O SER HUMANO É UM TODO

Uma Emergência, um Desastre, uma Catástrofe provocam inúmeras vítimas, conforme o seu impacto, severidade e magnitude.
A essas vitimas estamos treinados para prestar a melhor e mais rápida assistência de modo a salvar vidas e minimizar o sofrimento.
Mas, todos sabemos, que as vitimas vão muito além daquelas que são afetadas fisicamente.
Muitas outras, a maior parte das outras, não sofrem um ferimento, uma lesão, nada.
Mas, embora o seu corpo esteja são a sua mente não está.
São os indivíduos que estavam na zona de impacto mas sobreviveram, os familiares, os amigos, os habitantes da zona do incidente e mesmo quem os socorre que sofrem danos severos na sua estabilidade emocional e psicológica.
E também esse aspeto fundamental é necessário saber socorrer, intervir, abordar.
Mas deve ser feito com método, seguindo um protocolo e um sistema que garanta, o máximo possível, que tal é feito com correção, com eficácia, com assertividade.
CURSOS DE REFERÊNCIA
MASTER DE INTERVENÇÃO PSICOLÓGICA EM EMERGÊNCIAS E DESASTRES (EPI - EMERGENCY PSYCHOLOGICAL INTERVENTION)

O MASTER DE INTERVENÇÃO PSICOLÓGICA EM EMERGÊNCIAS E DESASTRES (EPI - EMERGENCY PSYCHOLOGICAL INTERVENTION) é um conjunto de 5 cursos destinados a Operacionais de Socorro, Auxílio e Emergência, Pré-, Intra- e Extra-Hospitalar assim como Técnicos ou Gestores de Emergência e Técnicos de Intervenção Psicossocial (incluindo mais 1 curso destinado exclusivamente a Membros Ativos da Ordem dos Psicólogos).
Pretende dotar os alunos de técnicas, métodos e procedimentos que lhes permitam assistir, no domínio psicossocial, as vítimas de uma Emergência, Desastre, Catástrofe ou Crise Humanitária (provocadas por causas naturais ou tecnológicas, conflitos armados, crime ou terrorismo).
Seguindo o Protocolo da Organização Mundial de Saúde, direccionado para a estabilização inicial a prestar em Emergências, este Master único em Língua Portuguesa, abrange desde a primeira abordagem à vitima, triagem de vítimas incólumes até à gestão de Equipas Multidisciplinares de intervenção psicossocial, passando pela disponibilização de suporte psicológico aos próprios operacionais de Emergência e Socorro (Help the Helpers), dando, a quem o frequentar, um conjunto de conhecimentos e competências que capacitam para uma abordagem compreensiva, holística e efetiva em Emergências e Desastres.
Os alunos ficarão na posse de ferramentas efetivas, práticas e concretas que, por certo, serão um fator de diferenciação positiva e potenciador de eficácia, considerando o que se faz, atualmente, neste domínio, em Portugal.