GESTÃO DE OPERAÇÕES DE BUSCA E SALVAMENTO EM CATÁSTROFES

PROTOCOLO INSARAG

Um desastre poderá ser considerado como uma perturbação do funcionamento de uma comunidade ou sociedade em qualquer escala devido a eventos perigosos interagindo com condições de exposição, vulnerabilidade e capacidade, levando a um ou mais dos seguintes aspetos: perdas e impactos humanos, materiais, económicos e ambientais.

Além disso, o efeito do desastre pode ser imediato e localizado, mas é geralmente generalizado e pode durar por um longo período de tempo. O efeito pode testar ou exceder a capacidade de uma comunidade ou sociedade de lidar com seus próprios recursos e, portanto, pode precisar de assistência de fontes externas, que podem incluir jurisdições vizinhas, nacionais ou internacionais.

Neste sentido, o tempo de resposta e de socorro às vítimas é determinante para a sua taxa de sobrevivência. Quanto mais e melhor preparadas estiverem as equipas de intervenção, mais eficaz será o socorro, traduzindo-se numa maior probabilidade de sobrevivência das vítimas.

Desde a criação do INSARAG em 1991, um progresso significativo tem sido feito na melhoria dos padrões de assistência USAR (busca e resgate urbano) e a coordenação da resposta internacional às grandes catástrofes súbitas. As realizações do INSARAG incluem o estabelecimento de uma rede mundial de interessados em resposta a desastres e desenvolvimento das Diretrizes INSARAG.

As Diretrizes INSARAG foram preparadas por socorristas USAR em todo o mundo para orientar equipas internacionais USAR e países sujeitos a desastres, para executar operações de resposta a desastres durante grandes catástrofes.

O compromisso das organizações e países membros do INSARAG é mais bem ilustrado por aprovação unânime da Assembleia Geral das Nações Unidas da resolução 57/150, intitulada "Reforçar a eficácia e a coordenação de Assistência Internacional de Busca e Resgate Urbano" em 16 de dezembro de 2002. Esta Resolução aprova as Diretrizes INSARAG para serem usadas como referência para USAR internacional e resposta a desastres.


DESTINATÁRIOS

Todos as pessoas que se interessam, nos mais diversos níveis, pelo processo de Gestão de Catástrofes e Crises Humanitárias em Específico de Operações de Busca e Salvamento.

OBJECTIVOS

Dotar os formandos de conhecimentos e conceitos sobre Gestão de Operações de Busca e Salvamento segundo as atuais diretrizes do INSARAG da Organização das Nações Unidas.

DURAÇÃO

9 horas

CONTEÚDOS

  • INSARAG: Visão e papel; 
  • Atribuições do INSARAG: Valores, Normas Operacionais e Princípios Humanitários;
  • Estrutura e Processo de Trabalho: a Estrutura do INSARAG;
  • Adesão ao INSARAG;
  • Ciclo Internacional de Resposta USAR INSARAG;
  • Classificação das Equipas USAR INSARAG;
  • Coordenação Internacional;
  • Classificação Externa e Reclassificação das Equipas USAR INSARAG;
  • Conclusão.

CERTIFICAÇÃO

Esta formação atribui o certificado de formação emitido pela ISO-SEC.


REGÊNCIA

Nelson Bettencourt

ASSISTENTES AGREGADOS

NA

PREÇO DA FORMAÇÃO

 60€ (Para consultar possíveis formações por favor consulte a página PRÓXIMOS EVENTOS)


jQuery Tlačítko na začiatok by William from Wpromotions.eu jQuery Tlačítko na začiatok by William from Wpromotions.eu