TRÁFICO DE SERES HUMANOS
PREVENÇÃO, PROTECÇÃO E ASSISTÊNCIA ÀS VÍTIMAS

O Tráfico de Seres Humanos é um dos grandes flagelos dos nossos dias.
Afetando, principalmente, os mais frágeis e vulneráveis tais como crianças e mulheres, este tipo de crime assume, nos dias de hoje, uma dimensão global, afetando milhões de indivíduos por ano e gerando uma riqueza para os exploradores de milhares de milhões de dólares.
Redes de crime organizado altamente desenvolvidas e estruturadas não conhecem fronteiras nem limites na sua atividade, seja com fins de trabalho escravo, exploração sexual ou tráfico de orgãos.
Com a crescente globalização e com o aparecimento recente de conflitos regionais que geram milhões de deslocados e refugiados, está criado o ambiente propício para que este fenómeno nefasto tenha, ainda mais, um crescimento exponencial e global.
E, muitas vezes, os sinais, os indicadores, os sintomas não são, pelo menos à primeira vista, claros e explícitos para quem presencia este crime.
Desta forma, é urgente que todos aqueles que trabalham e têm acesso a públicos vulneráveis ou fragilizados, tais como deslocados, refugiados, migrantes entre outros, tenham uma formação prática, efetiva e sólida que lhes permita identificar os principais indicadores, indícios e sintomas deste crime, para que o possam identificar, denunciar, atuar.
Nesta formação, segundo os conteúdos definidos pelo United Nations Office on Drugs and Crime (UNODC) introduz os alunos nos principais fundamentos e boas práticas do que, atualmente, são os protocolos internacionais de combate ao Tráfico de Seres Humanos.
São vítimas silenciosas e expostas, indefesas e fragilizadas que precisam do auxílio, do socorro e da ação de todos nós.
Simplesmente não podemos falhar!
Todos aqueles que trabalham e tem acesso a públicos vulneráveis ou fragilizados, tais como deslocados, refugiados, migrantes, tais como Médicos, Enfermeiros, Assistentes Sociais, Agentes Humanitários, Voluntários, Agentes de Proteção Civil assim como elementos das Forças de Segurança Interna e Agentes de Proteção e Socorro como Bombeiros e Elementos da Proteção Civil.
OBJECTIVOS
- Dotar os alunos de conceitos, princípios e noções básicas e fundamentais que lhes permitam detetar e identificar casos de Tráfico de Seres Humanos segundo a legislação internacional e, dessa forma, saber como prevenir, proteger e auxiliar as vítimas.
DURAÇÃO
9 horas
CONTEÚDOS
- O que é o tráfico de seres humanos?
- Diferença entre tráfico e contrabando
- Como identificar uma situação de TSH?
- Quem são as vítimas?
- Como os traficantes atraem e controlam às vítimas?
- Causas e consequências
- Como prevenir o TSH?
- Protocolo relativo à prevenção, repressão e punição do tráfico de pessoas, em especial mulheres e crianças (PROTOCOLO DE PALERMO)
- O que eu posso fazer perante uma situação de Tráfico de Seres Humanos?
CERTIFICAÇÃO
REGÊNCIA
Rui Alberto Silva
ASSISTENTES AGREGADOS
Diogo Louro
Afonso Viana
PREÇO DA FORMAÇÃO
60€ (Para consultar possíveis formações por favor consulte a página PRÓXIMOS EVENTOS)